PSD e MDB dominam eleições municipais e sinalizam influência para as próximas eleições presidenciais e estaduais.
Com os resultados das eleições municipais de 2024, partidos de centro-direita como o PSD e o MDB consolidaram suas posições e podem ter papel decisivo nas articulações para as eleições de 2026. Ambos os partidos, mesmo estando formalmente aliados ao governo federal e ocupando ministérios, se destacaram pela conquista de mais prefeituras, incluindo o controle de cinco capitais cada um. A vitória de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo sobre Guilherme Boulos (PSOL) foi especialmente simbólica, marcando um triunfo da direita moderada sobre a esquerda.
O PT, por sua vez, celebrou a recuperação de Fortaleza, mas ficou atrás em número de prefeituras, somando 252, enquanto o PSD e o MDB alcançaram 885 e 853 prefeituras, respectivamente. Este avanço da centro-direita aponta uma possível nova polarização política, agora entre correntes conservadoras e extrema direita. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) surgem como figuras influentes, especialmente após suas vitórias em palanques importantes, reforçando uma nova liderança à direita para suceder o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Enquanto isso, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, reforça seu papel de articulador, mantendo o partido em cargos de alto escalão tanto nos governos estaduais quanto na base do governo federal, o que lhe garante uma posição estratégica para decidir o rumo do partido em 2026.