O Sport Club do Recife convocou uma Assembleia Geral Extraordinária de Sócios para a próxima segunda-feira (7) com o objetivo de votar a reforma do estatuto do clube. Uma das principais novidades da proposta é a possibilidade de transformar o clube em uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O documento foi disponibilizado pelo Blog do Torcedor.
Ademar Rigueira, membro do Conselho Deliberativo do Sport e presidente da comissão responsável pela reforma do estatuto, destacou que as pautas da nova proposta passaram por três discussões antes de chegar à versão final que será submetida à votação.
A autorização para a transformação em SAF foi um dos pontos mais debatidos, envolvendo desde a definição dos consórcios que irão estruturar o modelo econômico até a participação do próprio clube como associação nessa nova configuração. "Admitir a SAF, mas trazer alguns conceitos básicos para a criação dela. O conselho deliberativo se preocupou em trazer uma estrutura consolidada, um modelo mais seguro", ressaltou Ademar Rigueira em coletiva de imprensa.
Além da proposta de transformação em SAF, o novo estatuto traz medidas de proteção às tradições do clube, assegurando a preservação do hino, das cores, dos símbolos e dos signos do Sport, independentemente de quem venha a ser o investidor. Essa postura busca garantir que a essência do clube seja mantida mesmo com a entrada de novos modelos de gestão.
Se aprovada, a nova reforma do estatuto do Sport entrará em vigor em janeiro de 2025, marcando uma nova fase para o clube, que busca modernizar sua administração e assegurar sua sustentabilidade financeira.