Inmet emite recomendações para enfrentar a baixa umidade, incluindo a ingestão de líquidos e a limitação de atividades físicas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. O alerta laranja, que indica risco elevado para a saúde devido à baixa umidade do ar, afeta regiões extensas do país, enquanto um alerta amarelo, de perigo potencial, foi registrado para os estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.
Com a umidade relativa do ar em níveis críticos, o Inmet recomenda que a população adote medidas de precaução para minimizar os impactos da seca. Entre as orientações estão o aumento da ingestão de líquidos, a limitação de atividades físicas ao ar livre, especialmente durante as horas mais quentes do dia, das 10h às 16h, e a intensificação do uso de hidratantes e umidificadores nos ambientes internos.
Em Brasília, a situação é particularmente crítica. Após registrar o dia mais seco do ano com uma umidade relativa de 7% ontem, a capital federal apresentou uma leve melhora hoje, alcançando 12% de umidade relativa do ar e uma temperatura de 31ºC às 11h. A situação demanda atenção especial para evitar problemas de saúde relacionados à baixa umidade.